Primeiro de tudo, você sabe o que é a Realidade Virtual (RV ou VR em inglês)?
É uma tecnologia de simulação gerada por computador, onde o usuário pode interagir com o ambiente tridimensional usando dispositivos eletrônicos, como óculos especiais e controles equipados com sensores.
É possível uma conexão direta com os sentidos da audição, visão e, em alguns casos, até olfato. Juntamente com a alta capacidade interativa, esses fatores causam uma poderosa imersão.
A aprendizagem nesse caso é extremamente eficaz, pois o usuário tem rápida absorção do conhecimento vivenciado, assim como (no ambiente de trabalho) o aumento de produtividade e, consequentemente, lucro.
Essa junção de realidades já é prática comum em muitas indústrias atualizadas do mercado.
“A Realidade Virtual também pode ser considerada como a junção de três ideias principais: imersão, interação e envolvimento.
A imersão está ligada com o sentimento de se estar dentro do ambiente. A interação, com a capacidade do computador de detectar as entradas do usuário e modificar instantaneamente o mundo virtual e as ações sobre ele (capacidade reativa).
A ideia de envolvimento, por sua vez, está unida com o grau de motivação para o engajamento de uma pessoa em determinada atividade.
O envolvimento pode ser passivo, como ler um livro ou assistir televisão, ou ativo, ao participar de um jogo com algum parceiro. A realidade virtual tem potencial para os dois tipos de envolvimento ao permitir a exploração de um ambiente virtual e ao propiciar a interação do usuário com um mundo virtual dinâmico.”
Dr. Márcio Sarroglia Pinho e Dr. Cláudio Kirner, em um estudo detalhado sobre o tema que você pode checar aqui.
Alguns dos benefícios da Realidade Virtual na Indústria
- Redução de custos;
- Integração entre as equipes;
- Suporte remoto para instalação e manutenção de equipamentos;
- Treinamentos e capacitações de profissionais;
- Redução de erros de execução;
- Segurança no trabalho;
- Maior produtividade.
Áreas que estão se expandindo com o uso da Realidade Virtual:
- Jogos e entretenimento.
- Comunicação à distância e educação.
- Simulação e treino de pilotos de avião.
- Teleconferência.
- Concepção de projetos para design, arquitetura e urbanismo;
- Engenharia e indústria.
- Segurança pública (treinamento de militares).
- Medicina.
Como contratar os serviços de Realidade Virtual para sua indústria?
As indústrias nacionais que primeiro perceberem a importância da Realidade Virtual terão automaticamente uma vantagem no mercado! A Virtuatech® Engenharia domina a tecnologia RV, com foco principal em indústrias.
A Virtuatech é a empresa parceira ideal para seu negócio, devido à grande experiência no setor e por ser formada por uma equipe de capacitada, treinada e conectada ao mundo tecnológico.